Da mesma maneira que o mundo vive incríveis transformações sociais no âmbito ambiental, a mentalidade das pessoas mudam em cada geração. Desse modo as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os produtos que estão consumindo e isso se estende também ao mundo da moda.
Com o intuito dessa crescente demanda as indústrias precisam repensar em suas políticas de produção. Ou seja, essa ideologia atinge todos os nichos de produção, inclusive o da moda. Por essa razão as pessoas agora preferem consumir roupas da moda sustentável que tem uma real preocupação no meio ambiente.
Mas o que é a moda sustentável?
Além de promover uma produção industrial responsável, a moda sustentável também se preocupa com as condições de trabalho e outros fatores que fazem parte do processo de produção. Logo o negócio da moda sustentável figura como critérios fundamentais a conservação de recursos naturais, o baixo impacto ecológico os materiais utilizados.
Em outras palavras, esses materiais obrigatoriamente necessitam ser recicláveis. Contudo, outra parte importante dessa indústria consiste nas condições de trabalho e na preocupação real em contribuir para o progresso.
Os elementos-chave para uma moda sustentável
Normalmente associamos a moda sustentável apenas com a preocupação do meio ambiente. Contudo a moda sustentável tem um papel ético que abrange outros fatores, desde a escolha dos produtos empregados, até a fabricação e exposição dos produtos.
Desse modo, para que uma marca e empresa seja considerada realmente sustentável ela precisa estar de acordo com alguns fatores fundamentais. Em primeiro lugar o bem-estar social, logo o cuidado com o meio ambiente e por fim, o crescimento e desenvolvimento econômico. Ou seja, a indústria têxtil está passando por umas séries de transformações graduais e positivas para o mundo atual e para as gerações futuras.
Na moda sustentável só existem benefícios
Em uma indústria que está preocupada com seus empregados, com a integração socieconômica da região e ainda por cima, com o meio ambiente, seria impossível apontar desvantagens. Deste modo, a moda sustentável é um exemplo claro da possibilidade do desenvolvimento econômico, social e cultural. Ou seja, o mundo está passando por um momento de transição onde as pessoas finalmente percebem a importância do cuidado do meio ambiente.
Nesse sentido é possível identificar alguns fatores beneficiosos desse tipo de indústria. Em primeiro lugar e mais perceptíveis estaria o impacto meio ambiental reduzido ou quase inexistente no caso de empresas que utilizam produtos totalmente recicláveis. Logo, a garantia dos direitos do trabalho e finalmente e a instauração de uma economia circular baseada no crescimento competitivo, inovado e de alta qualidade.
Contracultura do consumo e da produção de massa
Decerto a moda sustentável é uma resposta direta e muito efetiva a cultura do consumo da qual a nossa sociedade está acostumada. Dessa forma a ideia principal dessa nova filosofia reside em trazer para o debate a importância da conscientização da nossa sociedade sobre as consequências desse tipo de prática.
Do mesmo modo, essa nova mentalidade que se instaura pouco a pouco na indústria da moda marca um marco histórico nessa indústria. Ou seja, quando as marcas sustentáveis escolhem tecidos reciclados, além de contribuir o impacto negativo ambiental existente, também aportam um impacto positivo.