Talvez você nunca ouviu falar, mas o futebol já foi até um ritual de guerra, embora o modelo do esporte que conhecemos hoje foi elaborado na Inglaterra. Desse modo no dia 26 de outubro de 1863 foi o dia da fundação do Football Association na capital do Reino Unido. Assim sendo, o princípio da profissionalização do esporte no mundo.
Apesar dos registros da história do futebol moderno seja muito recente, a prática contudo é muito antiga com registros na China, Japão, América pré-hispânica. Já no Brasil o esporte foi introduzido oficialmente em 1894 no Rio de Janeiro e hoje é considerado um dos símbolos do país.
O futebol era uma espécie de ritual
Decerto o futebol tal como conhecemos pode ser considerado um dos esportes mais famosos do mundo. Contudo as suas origens em tempos remotos como na antiga Dinastia chinesa o futebol era uma espécie de ritual. Desse modo no ritual a bola na verdade era a cabeça do chefe dos inimigos que era chutada por parte da tribo vencedora, ele era conhecido como “TsüTsü”.
Em outras palavras, os guerreiros que participavam desse ritual acreditavam que através do pé assimilariam a força a habilidade de liderança. De igual maneira muitos relatos semelhantes são encontrados na Europa Medieval e em algumas outras civilizações.
Um esporte elitista
Mesmo que hoje o futebol seja conhecido como um esporte bastante popular, nem sempre foi assim. Embora menos violentos e macabros que os rituais da antiga Dinastia chinesa, o “Epyskiros” e o “Harpastum” eram praticados na Grécia a partir do século IV a.C. em Roma.
Dessa maneira o esporte era considerado elitista porque o esporte era reservado a Aristocracia. Contudo a plebe estava liberada para jogar nos dias de festas em homenagem ao deus do vinho, Baco. Nesse sentido, o futebol que mais se assemelha ao praticado nos dias de hoje era conhecido como o “Calcio Storico” e era praticado na Itália no século XIV pela nobreza.
As primeiras regras do jogo
Naqueles primeiros anos, o futebol foi adquirindo gradativamente as características que hoje são normais. Por exemplo, os pênaltis, introduzidos em 1869, e o escanteio, em 1872. Logo em 1878, um árbitro apitou pela primeira vez e a prática tornou-se obrigatória. As penalidades, por sua vez, só foram postas em prática em 1891.
Da mesma forma, nas escolas particulares, onde o futebol moderno se originou, presumia-se que um cavalheiro nunca cometeria uma falta deliberadamente. No entanto, devido ao aumento da competição, o pênalti, ou ‘tiro mortal’, como era originalmente chamado, foi uma das mudanças drásticas nas Leis do Jogo em 1891.
A história do futebol no Brasil
De fato a história do futebol no Brasil começa em 1898, quando foi formado o primeiro time de futebol do Brasil, na escola Mackenzie de São Paulo. Dessa maneira, graças ao incentivo de Charles Miller, muitos outros times de futebol foram formados e, em pouco tempo, já existiam vários times nas cidades do país. Assim sendo, as primeiras partidas entre Rio de Janeiro e São Paulo foram em 1901. Logo em 1902, aconteceu o primeiro campeonato paulista, mas foi em 1906 que o futebol brasileiro foi apresentado ao mundo onde o time paulista fez sua primeira partida oficial internacional.
Portanto, o futebol se tornou o esporte mais popular do Brasil, uma paixão nacional, e Pelé, o rei do futebol, é considerado um herói nacional. Além dele, o Brasil também produziu os melhores jogadores, famosos em todo o mundo, nomes como: Romário, Zico, Ronaldo. Ademais de tantos outros que ajudaram a conquistar títulos importantes como cinco Copas do Mundo e construir uma grande reputação no futebol. Decerto foram eles que criaram a imagem do Brasil como a terra do Futebol. Ou seja, uma maneira de jogar estilo e técnica diferenciados onde os jogadores apresentam dribles diferenciados e habilidades e características únicas do país.