masturbação

Por que a masturbação é benéfica para saúde?

Autor: Bruno Quintais Arruda Data da publicação: 2 febrero, 2022

Ao longo dos anos, a masturbação foi considerada um assunto tabu. Felizmente, nossa maneira de vê-la tem mudado drasticamente e esse é o resultado da educação e o fácil acesso as informações sobre esse tema. Assim, os mitos difundidos começam a perder sentido, como aqueles que afirmam que você pode ficar cego ou que a masturbação pode causar infertilidade. Também como aqueles que apelam para nossas inseguranças, afirmando que se você faz isso enquanto está em um relacionamento é porque algo não funciona na sua vida sexual.

Felizmente, essas desinformações vem perdendo importância, dando lugar à ciência que parece ter ficado do nosso lado. Especialmente porque ela garante que essa prática também nos traz inúmeros benefícios. Não só porque nos ajuda a nos conhecermos melhor, descobrindo o que gostamos e como, mas também nossa saúde. Ou seja, ela traz benefícios fisiológicos, tanto para o nosso corpo e nossa mente que se beneficiam desse ato tão natural e prazeroso.

Será que a masturbação é saudável?

A masturbação é totalmente saudável e totalmente normal. Embora existam muitos mitos projetados para assustá-lo e levá-lo a acreditar que a masturbação é errada ou ruim para você. A verdade é que a masturbação é perfeitamente segura. Ou seja, ela não o tornará cego, louco ou estúpido. Não vai machucar seus genitais, dar espinhas ou parar seu crescimento. Muito pelo contrário, ela tem benefícios comprovados cientificamente para a nossa saúde.

masturbação feminina

Embora não precisemos encontrar um uso prático para a masturbação, ela parece maravilhosa como um fim em si mesmo. Isso porque na verdade é ela que pode nos ajudar em momentos de dor, como durante a menstruação, quando muitas mulheres sentem dores. Desse modo, os hormônios produzidos após um orgasmo agem como analgésicos, por isso podem ajudar a reduzir o desconforto nesse período. Isso foi demonstrado por um estudo internacional realizado pelo Womanizer, um estudo clínico mundial que confirmou que a masturbação pode aliviar a dor da menstruação.

A masturbação fortalece o sistema imunológico

De acordo com um artigo publicado na revista Sexual and Relationship Therapy, homens que se masturbam têm um melhor funcionamento do sistema imunológico e menor risco de sofrer infecções.

“Nos homens, o fato de a via seminal e os ductos ejaculatórios circularem o sêmen para fora evita infecções por bactérias oportunistas externas”, diz Rosselló. Ainda assim, vários estudos mostraram que indivíduos que experimentam um maior número de orgasmos têm níveis mais altos de imunoglobulina A (IgA), que é a primeira linha de defesa contra resfriados e gripes.

Masturbar antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono

Existem muitas maneiras de resolver a insônia, mas aparentemente uma maneira agradável, segura e natural é se masturbar, principalmente para os homens. Sendo assim em uma investigação do Instituto Francês de Saúde e Pesquisa Médica concluiu, de fato, que o cérebro dos homens desativa a sensação de desejo sexual após o orgasmo.

punheta

No estudo, liderado por Serge Stolerú, os pesquisadores escanearam o cérebro dos homens durante o orgasmo. Logo, concluíram através das imagens que o córtex cerebral, responsável pelo pensamento consciente, descansa ao atingir o orgasmo. Em suma, um detalhe importante na hora de ter uma excelente hora de sono.